Notícia

Evolução da Qualidade de Software no Brasil

Uma análise longitudinal (1995-2010)

Ao longo dos últimos 18 anos, a Secretaria de Política de Informática – SEPIN, do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação - MCTI, no âmbito do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade em Software – PBQP Software vem acompanhando a evolução da qualidade nas empresas brasileiras de software no Brasil. A primeira pesquisa foi realizada em 1993 e a última edição foi em 2009, sempre sob a coordenação da SEPIN - MCTI. Este trabalho tece uma análise longitudinal das pesquisas realizadas entre os anos de 1994 e 2010 (1995, 1997, 1999, 2001 e 2009), compreendendo 15 anos de dados. 

A análise longitudinal busca evidenciar os impactos na qualidade do setor de software brasileiro e apontar as principais contribuições do PBQP Software para melhoria da qualidade do software brasileiro. O relatório tem por objetivo ainda analisar os projetos submetidos e realizados anualmente no âmbito do PBQP Software, no período entre 1994 e 2010, com destaque para os projetos vencedores do “Prêmio Dorgival Brandão Júnior da Qualidade e Produtividade em Software”. 

Em todas as edições a seleção dos respondentes foi através da amostragem e a população alvo definida para as pesquisas foi constituída pelas empresas desenvolvedoras de software, incluindo empresas produtoras de pacotes para comercialização ou software sob encomenda para terceiros, além das empresas distribuidoras ou editoras de software de terceiros. Para acesso a pesquisa completa, acesse o link abaixo.