Será o fim do Balanced Scorecard?

Por Gustavo Abib

Ao longo dos anos muitas metodologias e ferramentas surgem, umas saem de moda e outras são amplamente empregadas. O que verifica-se com o passar dos anos é que a gestão das empresas busca maior agilidade, seus gestores maior poder de resposta e seus clientes eficiência. Neste contexto de competição se inserem os KPI’s ou indicadores-chave de desempenho.

Utilizando a ferramenta de Tendências do Google, ao longo de aproximadamente dez anos, pesquisando termos como indicadores, BSC e painéis de controle conseguimos identificar um comportamento interessante. Veja o gráfico abaixo:

Em azul temos as buscas relacionadas a BSC (Balanced Scorecard). Esta metodologia apesar de ser muito eficiente e de reconhecimento mundial, vem aos poucos perdendo espaço no jargão empresarial. Em 2005 estava entre os termos mais procurados e ao longo dos anos sua força vem diminuindo. Será o fim do BSC?

Em direção oposta estão os termos indicadores de desempenho em vermelho e painéis de controle (dashboard) em amarelo. O que estamos constatando é a busca por gestão eficiente através de indicadores, não somente no nível estratégico, mas também nos níveis táticos e por que não, operacionais.

Mas por que a gestão por indicadores é tão desejada? A resposta é simples, através dos indicadores é possível mensurar resultados de forma integrada, simples e principalmente de forma efetiva. Se eu tenho um indicador, logo eu poderei estabelecer metas e disseminar isto pela empresa.

Os mais puritanos neste momento do texto devem estar pensando: “mas tudo converge para cobranças, metas, resultados?” E a resposta é sim! A pior coisa que encontramos nas empresas são avaliações de desempenho vazias e sem sentido. Você já se imaginou sendo avaliado e sem saber pelo que você está sendo avaliado? Essa realmente não é uma sensação muito boa.

A seguinte pergunta é: se este tipo de gestão é tão bom, por que a minha empresa não adota? E para esta pergunta várias podem ser as respostas. E primeira delas é não possuir indicadores, a segunda é que este tipo de gestão requer alguma mudança cultural que eles não estão dispostos a investir e a terceira é a falta de informações confiáveis para que se possa gerar os indicadores.

O importante na gestão por indicadores é buscar indicadores que sejam SUPER: simples, úteis, perenes, específicos e rastreáveis. Com isso você pode iniciar a medir seus resultados. Mas eu não sei onde buscar indicadores? E a resposta é visite a Biblioteca de Indicadores (www.bibliotecadeindicadores.com.br). Lá estão disponíveis centenas de indicadores divididos por processos e por áreas, acompanhados da descrição e da fórmula de cálculo.

Bom e a resposta da pergunta, o BSC vai morrer? Não, o BSC não vai morrer mas seu uso continuará restrito a grandes corporações e aplicável somente no nível estratégico. Para que você possa cascatear os objetivos estratégicos em partes menores e engajar as pessoas você adotará os indicadores de gestão, setorizados e adaptados ao seu negócio.